Finlândia pede detalhes sobre o controle de segurança nuclear na central de Olkiluoto


O governo finlandês determinou que a agência de segurança nuclear (Radiation and Nuclear Safety Authority – STUK) esclareça publicamente os critérios e princípios da inspeção realizada na central de Olkiluoto, como conseqüência às críticas à construção do novo reator na usina. Por Henrique Cortez, do EcoDebate, com Agências

As críticas aos problemas e atrasos na construção foram reforçadas após recente incêndio na construção.

O novo reator em Olkiluoto está sendo construído por um consórcio constituído pela empresa francesa Areva e pela Siemens da Alemanha. É o primeiro reator do mundo da mais atual geração de reatores de água pressurizada (EPR – European Pressurized Water Reactor)e foi projetado para gerar 1.600 megawatts. Será o quinto reator nuclear da Finlândia e o terceiro da central nuclear de Olkiluoto.

A STUK deverá demonstrar os seus relatórios de inspeção e os critérios devem ser comparados com as práticas de segurança de outros países.

A agência de segurança nuclear, informou no dia 20/8, em relatório apresentado ao ministério da economia, que não tinha encontrado qualquer evidência de falhas no trabalho de sondagem, realizado para a construção do novo reator e informou, ainda, que tinham sido inspecionadas todas as soldas importantes para a segurança.

As críticas, no entanto, permanecem diante da falta de transparência no processo de inspeção. O Greenpeace tem criticado STUK na supervisão dos trabalhos de soldagem em Olkiluoto e, na semana passada, exigiu uma imediata suspensão da construção, com base em documentos confidenciais, mostrando que os procedimentos de segurança não estavam sendo respeitados. O Greenpeace quer, também, que o canteiro de obras seja controlado por fiscalização independente.

[Ecodebate, 21/08/2008]

One Response to Finlândia pede detalhes sobre o controle de segurança nuclear na central de Olkiluoto

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » Finlândia pede detalhes sobre o controle de segurança nuclear na central de Olkiluoto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: