Espanha: Conselho de Segurança Nuclear convoca os controladores das centrais nucleares para discutir os últimos acidentes


Vandellòs II, com o incêndio na sala das turbinas geradoras. Foto de Carles Ribas, no El País

O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) decidiu convocar para as empresas controladoras das centrais nucleares para discutir os recentes incidentes em suas instalações. O CSN enviará uma nova equipe de inspeção à central de Vandellòs II, a fim de verificar as circunstâncias que causaram o pré-alerta de emergência, causado por um incêndio, que mantém paralisada a atividade da central nuclear. Por Henrique Cortez, do Ecodebate, com Agências.

Em um comunicado, o CSN informou que havia decidido a convocar a reunião para discutir os planos de ação. No que diz respeito ao incêndio em Vandellòs ontem, o CSN o classificou, de forma preliminar, com o nível 0 na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES, de zero a sete), tendo em vista que os sistemas de segurança funcionaram corretamente.

Dentre as empresas convocadas estão a Iberdrola e Endesa, controladoras das centrais nucleares de Vandellòs II e Ascó. Ambas centrais acumulam 18 dos 30 incidentes nas usinas nucleares espanholas, registrados pelo CSN no ano de 2008

O Conselho decidiu enviar uma inspeção às instalações, para verificar as circunstâncias que causaram o pré-alerta de emergência e para conhecer, em detalhes, a extensão dos danos causados pelo incêndio, que começou com um desligamento automático do reator. Houve um incêndio no edifício da turbina que durou mais de dez minutos, quando se declarou o pré-alerta de emergência. Nessa altura, o fogo foi completamente extinto pelos bombeiros da própria central nuclear, sem afetar a área nuclear da mesma.

“Um problema menor”

O fogo afetou, principalmente, a área do edifício que se situa imediatamente abaixo do gerador elétrico principal. O operador da central está analisando as causas do incêndio e a extensão do dano produzido. A avaliação será realizada em colaboração com especialistas técnicos das empresas produtoras das máquinas: ABB e Siemens. Uma vez avaliados os danos, será possível determinar os meios e os prazos necessários para a reparação. Mas, independente da avaliação, a central continuará inativa devido a danos ao sistema afetado, o que dificulta o funcionamento da unidade.

Em declarações à imprensa, o delegado geral de emergência do CSN, Eugenio Gil, disse que o incidente “não tem significado”, se apenas visto pelo fato de que produção da atividade industrial será paralisada por várias semanas. Ele acrescentou, no entanto, que, nos aspectos de segurança e de impacto ambiental, “absolutamente” não representam qualquer risco. Também afirmou que o fogo não afetou quaisquer equipamentos/insumos nucleares ou radiológicos, ficando apenas na parte elétrica. Gil explicou que há semelhanças com o incêndio que ocorreu anos atrás, em Vandellós I, que levou à desclassificação de segurança da central, mas, desta vez, foi “um problema menor na parte elétrica.”

Tranqüilidade entre vizinhos

O delegado acrescentou que “ainda não sei o que poderia causar tal incêndio”.. Em uma declaração conjunta Ecologistas en Acción e Greenpeace argumentam que existem “fontes indícios” de que o fogo foi causado por um vazamento de hidrogênio” na sala de turbinas. Ambas as associações solicitaram ao CSN que faça “um exercício de transparência e publique as causas do incêndio, bem como que esclareça os problemas e as falhas ocorridas na turbina e na construção de centrais nucleares antes do acidente de ontem.”

Por seu lado, o prefeito de Vandellòs, Jose Castelnou, assegurou que, embora as pessoas estejam preocupadas com qualquer incidente que ocorra na central nuclear, este último evento permite que possam “viver com relativa normalidade”. “Muitos de nossos vizinhos estão ligados à central nuclear e sabemos que o problema é “menor”.

[Ecodebate, 26/08/2008]

One Response to Espanha: Conselho de Segurança Nuclear convoca os controladores das centrais nucleares para discutir os últimos acidentes

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » Espanha: Conselho de Segurança Nuclear convoca os controladores das centrais nucleares para discutir os últimos acidentes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: