Holanda se prepara para a elevação do nível do mar


A Holanda deve gastar mais de 100 bilhões de euros (R$ 248 bilhões) para preparar diques e proteções costeiras contra a elevação do nível do mar, em razão do aquecimento global. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate, com Agências.

O país, quase dois terços do qual se situa abaixo do nível do mar, deve gastar até 1,5 bilhões de euros (R$ 3,71 bilhões) por ano, ao longo do próximo século, para preparar medidas adicionais de segurança de diques e proteções.

O primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, recentemente declarou que: “O desafio de segurança é urgente: o clima está mudando, o nível do mar está subindo e, por agora, um quarto de diques e barragens, não cumprem as atuais normas de segurança”.

Ele disse que “um montante suplementar entre um e 1,5 bilhões de euros por ano é necessário até 2100.” O valor representa cerca de 0,3% PIB.

A comissão designada para avaliar a segurança das proteções recomendou um upgrade em grande escala dos diques de proteção, a partir do Mar do Norte. Além disso, propôs a expansão do litoral do Mar do Norte por um quilômetro, pela deposição de grandes quantidades de areia – um projeto para o qual seriam necesários mais 100 a 300 milhões de euros.

“Não vamos esperar por uma catástrofe; queremos estar preparados para que não sejamos apanhados de surpresa”, disse o presidente da comissão Cees Veerman.

E, o país pode ter de olhar para a Europa para ajudar.

“Se o problema se agravar, vamos ter de conversar com os nossos parceiros europeus sobre a forma como podemos partilhar os custos dentro da Europa”, afirmou Veerman.

Em razão da previsão da elevação do nível do mar entre 0,65 e 1,3 metros até 2.100 e de até quatro metros até 2.200, a comissão disse que as chances de alagamento são multiplicadas 100 vezes para cada 1,3 metro de elevação do nível do mar.

E ele avisou que os recursos de água doce, pelo risco de salinização dos aqüíferos costeiros, podem estar ameaçados. “A elevação do nível do mar ameaça as reservas de água doce, já invadidas nos períodos de seca, bem como pelo maior fluxo de água salgada em rios e águas subterrâneas, colocam o país sob a ameaça de diminuição de água doce”, diz o relatório preparado pela comissão.

“Isto, por sua vez, ameaça o fornecimento de água potável, agricultura, transporte marítimo e da água destinada aos diversos setores econômicos”.

A comissão afirmou interior áreas diretamente abrigadas por diques e proteções continham cerca de nove milhões dos 16 milhões de habitantes do país.

“Sessenta e cinco por cento do nosso PIB reside nas áreas susceptíveis de inundação ; em uma estimativa conservadora, os danos (de inundação) podem ser 1.800 bilhões de euros.”

A Comissão apresentou um plano de 12 pontos, que envolveu a modernização das unidades dos diferentes tipos de barreiras contra o mar, proteção e afastamento geográfico dos reservatórios de água doce, o aumento do caudal dos rios e o aumento da capacidade de armazenamento da água excedente dos rios.

[Ecodebate, 08/09/2008]

One Response to Holanda se prepara para a elevação do nível do mar

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » Holanda se prepara para a elevação do nível do mar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: