França: Central nuclear de Tricastin sofre novo acidente


Um campo de girassóis em frente à central nuclear Areva em Tricastin, em Bollene, no sul da França. Foto: Fred Dufour / AFP / Getty Images

A ASN, Autorité de Sûreté Nucléaire, informou ontem a ocorrência de um acidente, em 8 de setembro de 2008 às 10:30, durante a manipulação de combustível no reator de Tricastin 2. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

O núcleo do reator nuclear é composto de 157 conjuntos de combustível, cada uma contendo 264 varetas de combustível nuclear. Os reatores estavam “desligados” para a renovação periódica de combustível. Durante esta operação, a tampa do vaso do reator e de estruturas internas superior manutenção são removidos, a fim de acessar os conjuntos de combustível e substituí-los.

Dois conjuntos de combustível não puderam ser instalados durante a operação, por falha a ser avaliada. As operações de reabastecimento foram interrompida e realizada a evacuação do edifício do reator e seu isolamento, de acordo com as regras de funcionamento do reator. Os dois conjuntos estão debaixo de água no reservatório.

A ASN, com apoio apoio técnico do IRSN, Institut de Radioprotection et de Sûreté Nucléaire, declararam que estaão acompanhando, atentamente, a evolução da situação. A ASN solicitou à EDF, Electricité de France, operadora da central, que estude e informe as consequências de uma eventual queda dos dois conjuntos no tanque e que defina as ações para resolver este incidente.

O incidente, que ainda está em curso, não teve conseqüências para o pessoal da central e não resultou em vazamento radioativo para o meio ambiente.


A EDF solicitou que a ASN classifique o incidente no nível 1 da escala INES.

Um incidente semelhante ocorreu na central nuclear de Nogent-sur-Seine, em 1999

Outras informações sobre acidentes nucleares, em especial na central nuclear de Tricastin, sugerimos que cliquem na tag “acidente nuclear

* Com informações da Autorité de Sûreté Nucléaire

[09/09/2008] [ O conteúdo produzido e assinado pelo EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e ao Ecodebate, como fonte original da informação.]

One Response to França: Central nuclear de Tricastin sofre novo acidente

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » França: Central nuclear de Tricastin sofre novo acidente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: