Estudo afirma que projetos de petróleo e gás na Amazônia ameaçam a vida selvagem, a biodiversidade e os povos indígenas


A pesquisa, publicada pela PLoS ONE, Public Library of Science, afirma que a Amazônia Ocidental é trecho mais rico biologicamente da bacia do Amazonas e é o lar de uma grande diversidade de etnias indígenas, incluindo algumas ainda em isolamento voluntário. Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

Ao contrário do leste da Amazônia brasileira, a Amazônia Ocidental ainda é um ecossistema em grande medida intacto. Mas esta região, potencialmente, possui grandes reservas de petróleo e gás, muitas ainda inexplorada. A crescente demanda mundial está levando à exploração e desenvolvimento sem precedentes na região.

No entanto, o modelo de pesquisa e exploração novamente reproduz o modelo hitórico e insustentável de exploração petrolífera, com imensos impactos ambientais e sociais.

A exploração dos recursos naturais da região no futuro não pode repetir os erros do passado.

Para acessarem a íntegra do estudo “Oil and Gas Projects in the Western Amazon: Threats to Wilderness, Biodiversity, and Indigenous Peoples” cliquem aqui.

[EcoDebate, 15/09/2008]

One Response to Estudo afirma que projetos de petróleo e gás na Amazônia ameaçam a vida selvagem, a biodiversidade e os povos indígenas

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » Estudo afirma que projetos de petróleo e gás na Amazônia ameaçam a vida selvagem, a biodiversidade e os povos indígenas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: