Poluição do ar pode aumentar o risco de apendicite

Poderia haver uma ligação entre níveis elevados de poluição atmosférica e os riscos de apendicite? Novas pesquisas apresentadas no 73o Encontro Científico Anual do Colégio Americano de Gastroenterologia, em Orlando, sugere um novo contexto para avaliar a questão. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

“Apendicite é uma condição comum, cuja causa não é clara e quase universalmente requer cirurgia”, explicou o Dr. G. Gilaad Kaplan, da Universidade de Calgary.

Dr. Kaplan e seus colegas identificaram mais de 5000 adultos que foram internados por apendicite em Calgary, entre 1999 e 2006. A equipe utilizou dados do Environment Canada’s National Air Pollution Surveillance (PAN), cujo sistema de monitoramento recolhe informação horária dos níveis de ozônio, dióxido de azoto, dióxido de enxofre, monóxido de carbono e de partículas de tamanhos variados.

Um modelo de regressão de dados foi utilizado para avaliar se, em curto prazo, as mudanças diárias nos níveis de poluição do ar foram relacionados com o desenvolvimento de apendicite.

Quando os pesquisadores compararam o dia e a média das concentrações de ozônio antes da admissão ao hospital, os pacientes tinham 15 por cento mais probabilidades de ser hospitalizados por apendicite em dias de maiores concentrações de ozônio, em comparação aos dias com concentrações mais baixas de ozônio.

Achados semelhantes foram observados para o dióxido de enxofre, dióxido de azoto e partículas em suspensão, embora com menor efeito. Notavelmente, o efeito da poluição do ar foi mais forte durante os meses de Verão, quando as pessoas eram mais susceptíveis a estarem expostas em espaços abertos ao ar livre.

A exposição a poluentes do ar, particularmente do ozônio, foi associada com um modesto aumento do risco de desenvolver apendicite. Estudos anteriores demonstraram que a poluição do ar pode promover outros estados patológicos através de inflamação, e este pode ser o mecanismo pelo qual a poluição do ar aumenta o risco de apendicite.

“Se a relação entre poluição do ar e apendicite for confirmada, melhorar a qualidade do ar pode prevenir a ocorrência de apendicite em alguns indivíduos”, disse o Dr. Kaplan.

Com informações do American College of Gastroenterology,

[EcoDebate, 07/10/2008]

One Response to Poluição do ar pode aumentar o risco de apendicite

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » Poluição do ar pode aumentar o risco de apendicite

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: