Uso excessivo de produtos de limpeza durante a gravidez pode aumentar o risco de asma nos bebês


Pesquisadores da Brunel University, Reino Unido, sugerem que o uso de produtos de limpeza doméstica estão relacionados ao aumento dos casos de asma e alergia. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

Mulheres que usam excessivamente produtos de limpeza doméstica durante a gravidez ou logo após o parto aumentam o risco de seus filhos desenvolvam asma. O risco foi avaliado pelo Avon Longitudinal Study of Parents of Children (ALSPAC), que avaliou 13 mil crianças desde antes do nascimento até os 16 anos.

Os resultados indicam que a exposição prematura, nos primeiros anos de vida, aos produtos de limpeza aumenta em 41% o risco do desenvolvimento de asma até os 7 anos de idade. Durante o estudo foram identificados diversos fatores conhecidos que afetam ou contribuem para o desenvolvimento de asma, como o histórico familiar, mas novos fatores foram incorporados. Dentre as novas contribuições surgiu a “hipótese de higiene”, que sugere que os bebes com baixa exposição a bactérias e pó em suas casas, nos primeiros anos de vida, desenvolvem menor imunidade à asma.

Dr. Alexandra Farrow, da Brunel University’s School of Health Sciences and Social Care e membro da equipe de pesquisas da ALSPAC, explica: “Pesquisas anteriores demonstraram que o risco de uma criança desenvolver asma é menor, se ela for exposta a bactérias nos primeiros anos de vida, provavelmente porque ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico da criança” (hipótese da higiene).

“No entanto, nossa pesquisa sugere que outro mecanismo possível para esta hipótese pode envolver os produtos químicos encontrados em produtos limpeza doméstica. Essas substâncias químicas têm sido associadas ao aumento do risco de asma, assim como outras evidências, em estudos adicionais, que avaliaram os trabalhadores que têm a exposição a produtos químicos limpeza “

*Com informações da Brunel University

[EcoDebate, 10/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 Responses to Uso excessivo de produtos de limpeza durante a gravidez pode aumentar o risco de asma nos bebês

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » Uso excessivo de produtos de limpeza durante a gravidez pode aumentar o risco de asma nos bebês

  2. Pingback: Pesquisa identifica que o uso excessivo de produtos de limpeza durante a gravidez pode aumentar o risco de asma nos bebês, por Henrique Cortez | Portal EcoDebate

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: