EUA: Vazamento de água radioativa na usina nuclear de Davis-Besse

Central nuclear de Davis-Besse, em foto da NRC
Central nuclear de Davis-Besse, em foto da NRC

Central nuclear de Davis-Besse, perto de Toledo, estado de Ohio, sofreu um acidente, com vazamento de água radioativa, que já estaria ocorrendo há algum tempo. A central nuclear é operada pela FirstEnergy Corp.

Na quarta-feira, 22/10, funcionários da central descobriram a corrosão em um dreno, causa de um vazamento de água contendo trítio, um isótopo radioativo, de relativamente curta duração, produzido pelo reator. Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

A descoberta foi acidental. Os funcionários procuravam um vazamento na linha de água do sistema de proteção contra incêndios. O vazamento poderia, potencialmente contaminar o lago Erie.

A FirstEnergy Corp, em comunicado, informou que o vazamento já foi contido e que os reparos já foram iniciados. Informou, ainda, que não foi registrado que o vazamento tenha atingido quaisquer áreas além da própria central nuclear.

Segundo a Nuclear Regulatory Commission, NRC, “A causa do vazamento é desconhecida, mas devido ao estado dos encanamentos, acredita-se que estivesse ocorrendo desde antes das atividades de escavação”. A informação consta de um relatório da NRC liberado na sexta-feira, 24/10.

Ainda, segundo a NRC, o vazamento radioativo é estimado em 455 litros, embora, neste momento, o volume real ainda não possa ser quantificado

Registros dos poços acompanhamento/monitoramento na área da central nuclear poderão ajudar a identificar quando começou a vazar, disse um porta-voz da NRC.

O nível de contaminação supera, em quase duas vezes, os padrões de segurança para água potável, de acordo com a regulamentação da Environmental Protection Agency está segura na água potável.

A NRC continua avaliando os impactos e já foi agendada uma inspeção ambiental para novembro de 2008.

Tag “acidente nuclear

[ U.S. radioactive water leak at nuclear plant from Davis-Besse, in EcoDebate, 28/10/2008 ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One Response to EUA: Vazamento de água radioativa na usina nuclear de Davis-Besse

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » EUA: Vazamento de água radioativa na usina nuclear de Davis-Besse

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: