Inglaterra: População de zooplâncton foi reduzida em 70% ao longo de 4 décadas

Wikipédia
Fotomontagem com organismos pertencentes ao plâncton. Fonte da imagem: Wikipédia

As populações de zooplâncton, organismos minúsculos que formam a base da cadeia alimentar oceânica, caíram até 70 % desde 1960, de acordo com números estimados pelo Departamento Britânico para o Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (British Department for Environment Food and Rural Affairs, DEFRA).

As informações foram incluídas, sem mais comentário,s em um gráfico na página nove do 2008-2009 DEFRA’s Marine Program Plan. A organização sem fins lucrativos Buglife percebeu a informação no gráfico e começou a soar o alarme. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

“As implicações para a produtividade marinha e pescas são inimagináveis,” diz o porta-voz da Buglife, Craig Macadame. Segundo ele, “a biomassa dos mares é (ou era!) enorme. Esta estatística deve representar uma redução muito significativa do número e peso dos organismos vivos, no Reino Unido. Mas não tem havido cobertura, tanto quanto eu possa ver, em qualquer mídia britânica.”

Macadame destaca que toda a cadeia alimentar marinha depende do zooplâncton. Uma ruptura na sua população é, portanto, uma ameaça a toda a vida nos oceanos, a partir de peixes para as aves marinhas e para as baleias.

“O plâncton alimenta pequenos peixes, por isso, quando há um grande declínio nas suas populações, há um abalo nos alicerces da cadeia alimentar marinha, que significa problemas para toda a vida marinha na mesma cadeia”, disse ele.

De acordo com o gráfico do DEFRA o zooplâncton diminuiu de forma constante no início dos anos de 1960, caiu 50 % em 1990. Desde então, tem havido uma outra quede de 50%, totalizando 73% de diminuição na população.

Um dos diretores da Buglife, Matt Shardlow, enviou uma carta ao diretor de Marinha e Pesca do DEFRA, Rodney Anderson, aplaudindo a qualidade dos dados da organização, mas convidando-o tomar uma ação mais decidida.

“O desaparecimento das borboletas, mariposas, abelhas e outros pequenos animais é uma tragédia ambiental”, escreveu Shardlow. “Mas, apesar desta experiência, ficamos profundamente chocados ao ler sobre a grande diminuição do zooplâncton.

“ Esta é uma catástrofe de enormes proporções para a biodiversidade.”

*Com informações da BUGLIFE.

[http://www.ecodebate.com.br/index.php/2008/11/17/inglaterra-populacao-de-zooplancton-foi-reduzida-em-70-ao-longo-de-4-decadas/, 17/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One Response to Inglaterra: População de zooplâncton foi reduzida em 70% ao longo de 4 décadas

  1. Pingback: Portal EcoDebate » Blog Archive » Inglaterra: População de zooplâncton foi reduzida em 70% ao longo de 4 décadas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: