A insegurança alimentar ameaça 15% da população mundial, por Henrique Cortez

milho

[EcoDebate] A produção agrícola mundial é, comprovadamente, mais do que suficiente para alimentar toda a população do planeta. Mesmo assim enfrentamos uma inaceitável crise alimentar.

A partir de dados estatísticos coletados em 2006, a FAO (Food and Agriculture Organization, das Nações Unidas) pôde afirmar que a produção de alimentos no planeta é suficiente para garantir à população mundial uma dieta diária de quase 3.000 calorias. Portanto, o problema da fome episódica ou crônica não é a falta do que comer, mas os recursos financeiros para ter-se acesso ao alimento, cada dia mais caro.

A crise alimentar atual é causada pela conjunção de fatores associados: especulação agrofinanceira, aumento artificial do preço das commodities, fatores climáticos adversos, consumo e desperdício obscenos, agricultura intensiva e asfixia da agricultura familiar, entre outros.

Em muitos países – em especial na África e na Ásia –, o potencial de crise é maximizado pelos “grandes interesses econômicos internacionais” (entenda-se os países economicamente desenvolvidos), que não têm o menor escrúpulo em especular, em manipular os preços das commodities e em incentivar a substituição da produção de alimentos pela de agrocombustíveis. Afinal, se os países economicamente desenvolvidos já não se importam com a fome de 800 milhões de indivíduos, porque se importariam com a fome de 1 bilhão e meio?

A insegurança alimentar é hoje a mais gritante, abjeta e desnecessária realidade mundial.

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate, com edição de Hélio Carneiro, da Revista Cidadania & Meio Ambiente, 04/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 Responses to A insegurança alimentar ameaça 152 da população mundial, por Henrique Cortez

  1. rogeriojordao disse:

    Oi Henrique:
    o El clarin produziu uma matéria interessante sobre os americanos (mais de 30 milhões) que vivem dos cupons de alimentação; dados de uma ONG americana apontam que 38 milhões de americanos estão em situação de insegurança alimentar. Achei que são informações que poderiam interessar, que batem com o seu post…postei em:
    http://rogeriojordao.wordpress.com/
    abs,
    Rogério

  2. Nelba disse:

    Sobre a questão da contaminação pos agrotóxicos no Brasil, aumento exagerado de casos de câncer, sobretudo em mulheres o Programa Brasil Nação – será reprisado nesta sexta-feira dia 22/05/2009 entre 22.10 e 22.30h pela Sky 115 ou pelo site http://www.rtve.pr.gov.br

    Este é um tema pouco divulgado, apesar dos esforços de muitos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: