Novas usinas nucleares produzem mais radiação

Novo reator EPR em construção em Flamanville, Normandia, França. Foto a AFP, no The Independent
Novo reator EPR em construção em Flamanville, Normandia, França. Foto a AFP, no The Independent

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Matéria do jornal The Independent, de 8/2/2009, afirma que os novos reatores nucleares planejados para construção na Grã-Bretanha vão produzir muito mais radiação do que os reatores da geração anterior, o que pode ser muito mais perigoso em caso de um acidente nuclear.

Segundo o jornal, estas informações, que constam de documentos produzidos pela própria indústria nuclear, põe em dúvida as repetidas afirmações de que os novos Reatores Pressurizados Europeus (EPRs) seriam mais seguros do que as as antigas centrais nucleares que eles pretendem substituir.

O jornal reconhece que a nova tecnologia permite que os acidentes nucleares sejam menos prováveis, mas destaca que, caso ocorram, teriam efeitos muito mais devastadores.

Se, de um lado, esta nova geração possui maiores e melhores sistemas de segurança, por outro ela produz muito mais isótopos radioativos, como, por exemplo, 11 vezes mais césio 135 e 137.

Estão em construção dois reatores EPR, um na França e outro na Finlândia, com planos da construção de quatro reatores na Grã-Bretanha.

Esta é uma questão delicada, porque, a partir de projetos das empresas francesas EDF e Areva, os reatores EPR são a “grande aposta” da retomada da energia nuclear.

Nas atuais usinas os acidentes, ou incidentes como prefere a indústria nuclear, são muito frequentes. Com a nova tecnologia espera-se uma redução da frequencia dos acidentes/incidentes, mas, se a radiação for realmente tão maior, os riscos e os danos prováveis serão muito mais severos.

Para acessar a matéria “New nuclear plants will produce far more radiation” clique aqui.

[do EcoDebate, com informações do The Independent, 13/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: