Pesquisa confirma que mensagens subliminares podem afetar nossas decisões

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Há muito se suspeitava que as mensagens subliminares poderiam ser memorizadas e, com isto, potencialmente, influenciar nossas decisões e uma nova pesquisa confirma isto. A pesquisa [An electrophysiological signature of unconscious recognition memory] demonstra que imagens que podemos ver, mas, conscientemente não são registradas, podem ser memorizadas, modificando ou influenciando as pessoas. É o que, na pesquisa, é avaliado como memória implícita x memória explítica.

O pesquisador Joel Voss, da Northwestern University em Evanston, Illinois e outros pesquisadores expuseram voluntários a 12 imagens de um caleidoscópio por 2 segundos, enquanto eles realizavam alguma atividade, destinada a inibir o registro consciente das imagens em suas memórias.

Um minuto depois foi solicitado que os voluntários identificassem pares de imagens similares ou análogas às que eles tinham visto, mesmo que tivessem apenas a impressão de que eram semelhantes.

O índice de acerto esteve entre 70 e 80%, quando seria esperado um índice de acerto da ordem de 50%.

A pesquisa demonstra que as imagens são memorizadas, mesmo sem consciência disto.

A pesquisa “An electrophysiological signature of unconscious recognition memory” publicada na revista online Nature Neuroscience, 8 February 2009 | doi:10.1038/nn.2260, está disponível para acesso integral. Abaixo informamos os links.

Abstract

Integral

PDF

[EcoDebate, 16/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: