Nova pesquisa reafirma a necessidade de reduzir a contaminação dos oceanos por nitrogênio e fósforo

[Por Henrique Cortez, do Ecodebate] Um grupo internacional de cientistas, em razão da pesquisa “Controlling Eutrophication: Nitrogen and Phosphorus”, reafirma a necessidade urgente de reduzir os volumes de nitrogênio e fósforo, tanto nos rios como nas regiões costeiras, na tentativa de reduzir a eutrofização – ou a poluição por excesso de nutrientes.

Na edição de 20/2 da revista Science, os pesquisadores afirmam que a dupla redução destes compostos nutricionais pode ser mais eficaz, do que ações isoladas, devido a complexa interação entre nitrogênio e fósforo na água doce e nos ecossistemas costeiros.

O excesso de nutrientes freqüentemente levam a proliferação de algas nocivas e a criação de áreas com baixo teor de oxigênio, áreas de hipoxia ou “zonas mortas” que estão em crescimento lados de água doce e águas costeiras.

Os cientistas atribuem estes elevados níveis de nutrientes à utilização intensiva de fertilizantes, ao aumento das emissões de combustíveis fósseis e aos efluentes urbanos e industriais produzidos no tratamento de águas residuais.

O artigo “Controlling Eutrophication: Nitrogen and Phosphorus“, publicado na revista Science, 20 February 2009., Vol. 323. no. 5917, pp. 1014 – 1015, DOI: 10.1126/science.1167755, apenas está disponível para assinantes.

[Do EcoDebate, com informações da University of Maryland Center for Environmental Science]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: