Nasa diz que 2008 foi o ano mais frio desde 2000

Comparação de 2008 com a média da temperatura 2001-2007 anomalias. Crédito: NASA GISS<br />
Comparação de 2008 com a média da temperatura 2001-2007 anomalias. Crédito: NASA GISS

[Por Henrique Cortez

    , do EcoDebate] Climatologistas do NASA Goddard Institute for Space Studies (GISS), em Nova York, descobriram que, em termos de temperaturas globais, 2008 foi o melhor ano desde 2000. Por outro lado, a análise também demonstrou que 2008 é o nono ano mais quente, desde que os registros foram iniciados em 1880.

    De acordo com estes registros, os dez anos mais quentes ocorreram entre 1997 e 2008.

    A análise constatou que média global da temperatura do ar na superfície foi de 0,44° C acima da média global de 1951 a 1980, a base para o período do estudo.

    A maior parte do mundo estava próxima do normal. A Eurásia, o Ártico e Península da Antártida foram excepcionalmente quentes (ver figuras), enquanto grande parte do Oceano Pacífico foi mais frio do que a média de longo prazo.

    A relativamente baixa temperatura no Pacífico tropical foi devida ao efeito La Niña, que ocorreu na primeira metade do ano.. La Niña e El Niño são as fases de uma oscilação natural das temperaturas do Oceano Pacífico equatorial durante vários anos. La Niña é a fase fria. A fase mais quente, o El Niño , normalmente segue dentro de um ou dois anos do La Niña.

    “Dada a nossa expectativa de que o próximo El Niño terá início este ano ou em 2010, ele ainda parece provável que um novo recorde mundial superfície a temperatura do ar será definido nos próximos um a dois anos, apesar do arrefecimento moderado, causado pela da redução da irradiação solar, “disse James Hansen, diretor do GISS.

    O Sol está apenas passando por um período mínimo, o ponto baixo, no seu ciclo de 10 a 12 anos de atividade eletromagnética, quando transmite a sua menor quantidade de energia radiante para a Terra.

    Muitos ecocéticos já havia comemorado a ‘aparente’ redução da elevação das temperaturas, mas este pode ser um efeito enganador, porque, independente do La Niña e da redução da irradiação solar, ainda não há qualquer demonstração de que há uma alteração da tendência de longo prazo de elevação das temperaturas globais.

    [EcoDebate, com informações de Leslie McCarthy, Goddard Institute for Space Studies]

    Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
    Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One Response to Nasa diz que 2008 foi o ano mais frio desde 2000

  1. Pingback: Nasa diz que 2008 foi o ano mais frio desde 2000 | Portal EcoDebate

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: