Pesquisadores reafirmam a necessidade de garantir a produção sustentável e responsável de biocombustíveis

biocombustíveis

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Embora no Brasil qualquer questionamento aos biocombustíveis seja tratado como um crime lesa-pátria, nos EUA e na Europa o tema é consistentemente discutido e questionado.

Em tese, os biocombustíveis podem ser produzidos em grandes quantidades e com múltiplas vantagens, mas apenas se forem provenientes de matérias primas produzidas durante um processo com ciclo de vida de baixas emissões de gases de estufa, bem como sem concorrência com a produção alimentar mínima.

Estas são questões apresentadas por pesquisadores de importantes instituições dos EUA, tais como University of Minnesota, Princeton, MIT e University of California – Berkeley, no artigo “Beneficial Biofuels—The Food, Energy, and Environment Trilemma“, publicado na edição de 17/7, da revista Science.

Os pesquisadores destacam e reconhecem que o mundo precisa da substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis, mas também destacam que recentes descobertas sobre os impactos ambientais, sociais e alimentares dos biocombustíveis criaram um novo dilema.

O documento coincide com os debates políticos no Congresso dos EUA sobre as mudanças climáticas, a utilização das terras e aborda questões que têm gerado muita polêmica nos últimos anos, se os gases libertados quando da produção, processamento e distribuição dos biocombustíveis podem, ao longo de décadas e séculos, ultrapassar os impactos da utilização de petróleo.

Para equilibrar a produção de biocombustíveis, segurança alimentar e redução das emissões, os autores concluem que a indústria dos biocombustíveis, em escala mundial, deve concentrar-se nas cinco principais fontes de biomassa renovável:

* Plantas perenes cultivadas em terras degradadas, abandonadas a partir de intensivo uso agrícola;
* Resíduos agrícolas;
* Manejo sustentável de madeira e resíduos florestais;
* Culturas em mosaico e sistemas de cultivo misto; e
* Resíduos industriais e urbanos

Estas fontes podem fornecer uma quantidade considerável de biomassa, pelo menos 500 milhões de toneladas por ano só nos Estados Unidos sozinhos, sem incorrer em qualquer emissão adicional significativa de CO2 a partir da utilização dos solos.

O artigo, “Beneficial Biofuels—The Food, Energy and Environment Trilemma” Tilman et al, Science 17 July 2009: 270-271, DOI: 10.1126/science.1177970, apenas está disponível para acesso integral aos assinantes da revista Science.

EcoDebate, 23/07/2009, com informações do Science Blog

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One Response to Pesquisadores reafirmam a necessidade de garantir a produção sustentável e responsável de biocombustíveis

  1. Pingback: Pesquisadores reafirmam a necessidade de garantir a produção sustentável e responsável de biocombustíveis | Portal EcoDebate

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: