Cientista discute os impactos do aquecimento nos oceanos, por Henrique Cortez

Oceans Reveal Further Impacts of Climate Change, Says UAB Expert from uabnews on Vimeo.

O biólogo Jim McClintock discute os impactos da acidificação dos oceanos.

[EcoDebate] A crescente acidificação dos oceanos, uma ameaça direta a diversas espécies marinhas, é uma evidente prova de que o acumulo de CO2 na atmosfera, além do aquecimento global/mudanças climáticas, também afeta negativamente o ambiente marinho. É o que afirma o biólogo Jim McClintock, professor so departamento de biologia da University of Alabama at Birmingham (UAB)

Os oceanos são importantes ‘sumidouros’ de carbono, mas, a crescente emissão, ao ser absorvida, também faz com que a água marinha seja cada vez mais ácida.

A acidificação é um tema cada vez mais preocupante para comunidade científica e foi tema de capa [Special Issue on the the Future of Ocean Biogeochemistry in a High-CO2 World] da revista Oceanography Magazine, December 2009, Volume 22, Number 4, editada por The Oceanography Society.

McClintock e outros três co-autores, discutem o assunto no artigo “Ocean Acidification at High Latitudes: The Bellweather”. De acordo com os pesquisadores, o frágil ecossistema das águas no entorno da Antártida é especialmente sensível à acidificação, o que a torna cenário do que deve acontecer em escala global.

O estudo revelou que as conchas de invertebrados marinhos apresentavam grande erosão e perda de massa, após cinco semanas em condições simuladas de acidificação, tendência que tende a se expandir para todos os oceanos ao longo das próximas décadas, com severos impactos nos ecossistemas marinhos.

O artigo “Ocean Acidification at High Latitudes: The Bellweather“, de V.J. Fabry, J.B. McClintock, J.T. Mathis e J.M. Grebmeier, no formato PDF e com 720 KB, está disponível para acesso integral. Para acessar o artigo clique aqui.

Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 05/02/2010, com informações de Andrew Hayenga, University of Alabama at Birmingham

One Response to Cientista discute os impactos do aquecimento nos oceanos, por Henrique Cortez

  1. Pingback: Cientista discute os impactos do aquecimento nos oceanos, por Henrique Cortez | Portal EcoDebate

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: