Pesquisa apresenta evidências da ação humana no aumento do nível do mar

[Por Henrique Cortez,do EcoDebate] Desde 1900, o nível global do mar teve um aumento de cerca de 17 cm (7 pol.). O aumento da temperatura e consequente derretimento das geleiras e camadas de gelo, bem como o aquecimento dos oceanos que, diretamente, se expande com o aumento da temperatura, são os principais fatores do aumento do nível do mar.

Vários pesquisadores têm atribuído apenas uma parte do aumento do nível de água ao aumento de emissões de dióxido de carbono (CO2), liberado pela ação humana, definindo a maior parte do aumento a fatores naturais, como a atividade solar. No entanto, um novo estudo [Anthropogenic forcing dominates sea level rise since 1850], atribui 3/4 do aumento à ação humana. O estudo foi publicado na revista Geophysical Research Letters.

Registros de maré foram arquivados, ao longo de séculos, em vários portos (Amsterdã desde 1700, Liverpool desde 1768, Estocolmo desde 1774, e muitos outros lugares desde 1850). Tais registros permitiram que a pesquisadora Svetlana Jevrejeva, do Laboratório Oceanográfico Proudman em Liverpool, e outros dois colegas, a estatística do modelo e da avaliação da influência de vários fatores no nível do mar, durante os últimos três séculos, permitindo extrapolar os resultados ao longo do milênio passado.

A equipe descobriu que, até aproximadamente 1800, o nível do mar diminuiu devido às erupções vulcânicas que periodicamente injetaram cinzas na atmosfera, velando o Sol e contribuindo para o resfriamento da Terra. Mas, como o nível do mar aumentou depois de 1850, o maior fator contribuinte foi o aumento do CO2 atmosférico.

De acordo com os pesquisadores, sem o resfriamento causado pela atividade vulcânica, desde 1880, o nível do mar seria agora de cerca de três centímetros mais alto.

Jevrejeva, S., A. Grinsted, and J. C. Moore (2009),
Anthropogenic forcing dominates sea level rise since 1850,
Geophys. Res. Lett., doi:10.1029/2009GL040216, in press.
(accepted 23 September 2009)

Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 04/03/2010

One Response to Pesquisa apresenta evidências da ação humana no aumento do nível do mar

  1. Pingback: Pesquisa apresenta evidências da ação humana no aumento do nível do mar | Portal EcoDebate

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: