José Cortez, meu Pai

É sempre muito difícil ‘falar’ sobre quem temos grande admiração, simplesmente porque, por maior que seja o nosso cuidado, sempre seremos injustos.

Sinto-me desta forma, ao compartilhar algumas leves e simples informações sobre meu Pai, José Cortez. Sei que serei insuficiente e injusto porque, por maior que seja o meu cuidado e zelo, não conseguirei demonstrar a minha admiração e respeito na exata intensidade que sinto.

José Cortez, meu Pai, é e sempre foi uma pessoa admirável e excepcional, sem deixar de ser uma pessoa comum, que enfrenta a vida com a mesma determinação e grandeza cotidiana de todas as pessoas comuns.

Mesmo diante de graves e seguidos problemas de saúde nunca esmoreceu ou perdeu a vontade de lutar pela vida e pela oportunidade de estar ao lado dos que ama.

Algumas de suas grandes qualidades deveriam ser consideradas como óbvias e comuns. Afinal, ser um filho / marido / pai /amigo leal, dedicado e esforçado em ser o melhor possível é o que todos são. Bem, deveriam ser, mas isto não é tão obvio e comum assim.

O mesmo vale para seu esforço diário em ser correto, justo e honesto. Coisas que deveriam ser naturais e comuns a todos, mas não o são.

Resumindo e com a certeza de não ter conseguido ser justo em expressar a sua grandeza cotidiana, posso dizer com toda a certeza de meu imenso orgulho em ser seu filho, sentimento igualmente compartilhado por minha irmã, Maria Tereza.

Bem, uma forma simples de dar alguns exemplos do que digo está em relatar a sua experiência profissional, de acordo com a sua própria memória.

Vamos lá:

  • S.A. Irmão Lever – Promotor e Vendedor do sabão em pó Rinso. Trabalhou na Promoção e Propaganda do sabonete Lever na Campanha “Encontre uma Chave e ganhe um Chevrolet”;
  • Nestlé – Vendedor do café solúvel Nescafé e dos produtos lácteos;
  • Dulcora – Vendedor, Supervisor do lançamento do drops Dulcora (embrulhadinho um a um). Em razão de seu comprometimento profissional e dedicação, foi homenageado com um almoço, durante o qual recebeu a Medalha de Honra ao Mérito por Serviços Prestados;
  • Bauducco – Vendedor, atuando no lançamento do Panetone Bauducco em todos os supermercados da Capital paulista. Os panetones, até então, eram apenas vendidos nas lojas Bauducco, no Brás, Dicunto, na Moóca e Dulca, no centro da capital;
  • Fábrica de Tecidos Tatuapé – Vendedor de Lençóis, Fronhas e Toalhas;
  • Moinho Santista – Vendedor da fibra sintética Dralon, utilizada na confecção de malhas.

No Moinho Santista encerrou sua atividade profissional como vendedor, ao aposentar-se após sofrer um severo enfarto, que exigiu uma cirurgia para o implante de três pontes de safena. Aposentou-se após 19 anos de serviços ao grupo.

Se assim não o fosse, teria recebido o medalhão de ‘Sucata de Ouro’, concedido aos profissionais com 20 anos de serviços.

  • Já aposentado, recebeu o convite para trabalhar como motorista particular de famílias amigas. Trabalhou para as Sras. Aurélia e suas filhas, Gisele e Sônia, durante mais de 6 anos, até que novo problema de saúde impossibilitou que continuasse.

Que continuasse profissionalmente, fique claro, porque nem assim desistiu de continuar sua vida de forma produtiva e tão intensa quanto lhe foi possível.

Como afirmei, no início, não é simples nem fácil expressar a sua grandeza e sua excepcionalidade diante de uma vida com tantos momentos bons e difíceis,  como tantas outras vidas de inúmeras pessoas.

A grandeza e a excepcionalidade talvez não estejam exatamente no que José Cortez fez e faz, mas como fez e faz.

Fez e faz com a intensidade de quem ama a vida e ama intensamente a sua família, com grande respeito a todas as pessoas, conhecidas ou não.

Sei que este texto não é suficiente e não está à altura de tudo que representa para mim e por todas as oportunidades e exemplos que me deu, mas, com todo meu coração, posso afirmar, novamente certo de que minha irmã, Maria Tereza, pensa e sente o mesmo que eu, que temos um imenso orgulho de sermos seus filhos.

À você, José Cortez, meu Pai, um grande e agradecido abraço,

Henrique

Deixe uma resposta

